A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Juara que foi realizada entre os dias 18 e 19 de junho de 2026, na Câmara Municipal de Juara foi encerrada com muito sucesso, após dois dias de debates, palestras e construção coletiva de propostas que poderão contribuir para a definição das políticas públicas de saúde nos próximos quatro anos.
O evento reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil para discutir os principais desafios enfrentados pelo setor e apresentar sugestões voltadas à melhoria dos serviços oferecidos à população.
Segundo o enfermeiro Almir Rogério, mediador da conferência, os encontros foram marcados pela ampla participação dos diversos segmentos envolvidos na saúde pública, permitindo a troca de experiências e a elaboração de propostas que agora seguirão para as etapas estadual e nacional da conferência.
Um dos temas que ganhou destaque durante a programação foi a relação entre as mudanças climáticas e os impactos na saúde da população. A palestra ministrada pelo médico Dr. Ozeias abordou como fenômenos climáticos e alterações ambientais podem influenciar diretamente o surgimento de doenças e aumentar os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde.
Almir destacou ainda que a conferência cumpriu seu papel ao promover o diálogo entre profissionais, usuários e gestores, fortalecendo a participação popular na construção das políticas públicas do setor.
Outro ponto que chamou atenção foi o interesse dos participantes na escolha dos delegados que representarão Juara na Conferência Estadual de Saúde. Em alguns segmentos houve disputa entre chapas, demonstrando o envolvimento dos trabalhadores, usuários e representantes da comunidade nas decisões relacionadas ao futuro da saúde pública.
De acordo com o mediador, a participação ativa da sociedade demonstra o compromisso coletivo em buscar uma saúde cada vez mais eficiente, humanizada e preparada para enfrentar os desafios dos próximos anos.
As propostas aprovadas durante a conferência serão encaminhadas para as próximas etapas de discussão, onde poderão contribuir para a formulação de diretrizes e ações que impactarão diretamente o atendimento à população.

























































