Faltando poucos dias para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para 4 de outubro, os eleitores de Mato Grosso devem ficar atentos às regras que serão aplicadas no dia da votação. No estado, as urnas funcionarão das 7h00 às 16h00, pelo horário local.
Para evitar dúvidas e transtornos, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor confira antecipadamente seu local e seção de votação e prepare a chamada colinha eleitoral, com os números dos candidatos. O lembrete em papel pode ser levado para dentro da cabine e consultado durante o voto.
O que é permitido:
No dia da eleição, o eleitor pode demonstrar sua preferência política de maneira individual e silenciosa, utilizando camiseta, broche, adesivo, dístico ou bandeira de candidato, partido, federação ou coligação.
Também é permitido levar uma anotação em papel com os números das candidaturas. Em 2026, serão feitas seis escolhas, nesta ordem:
Deputado federal;
Deputado estadual;
Senador – 1ª vaga;
Senador – 2ª vaga;
Governador e vice-governador;
Presidente e vice-presidente da República.
O que é proibido
A manifestação não pode se transformar em ação coletiva ou em tentativa de influenciar outros eleitores. São proibidos, entre outros atos, pedir votos, abordar eleitores, distribuir santinhos, realizar comícios, carreatas, usar alto-falantes ou promover propaganda eleitoral no dia da votação.
A chamada boca de urna é crime eleitoral e inclui condutas destinadas a convencer ou influenciar o eleitor no momento da votação.
Também não é permitida a formação de grupos de pessoas utilizando roupas ou materiais padronizados para demonstrar uma preferência política coletiva.
Celular não pode entrar na cabine:
O eleitor pode levar o celular até o local de votação e utilizá-lo, por exemplo, para apresentar o e-Título com fotografia. Porém, antes de entrar na cabine, o aparelho deverá ser desligado e colocado no local indicado pela mesa receptora.
A mesma regra vale para máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação e outros dispositivos capazes de registrar, transmitir ou divulgar o voto. Por isso, não é permitido fotografar ou filmar a tela da urna.
Caso o eleitor se recuse a entregar o aparelho para guarda durante a votação, a mesa poderá impedir que ele vote e registrar a ocorrência em ata.
Documentos necessários:
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto. Entre os documentos aceitos estão RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho física, carteira profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.
O e-Título com fotografia também pode ser utilizado para identificação. O título eleitoral impresso, por si só, não substitui o documento oficial com foto quando a identificação for necessária.
Atenção ao horário:
Em Mato Grosso, a votação começa às 7h00 e termina às 16h00. Os portões serão fechados nesse horário, mas quem já estiver na fila poderá votar.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor se organize com antecedência, confira o local de votação e, se possível, prepare a colinha antes de sair de casa. Dessa forma, o processo tende a ser mais rápido e evita a necessidade de consultar o celular durante a votação.
Informação e organização são importantes para que o eleitor exerça seu direito ao voto dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

























































