A Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER tem por finalidade auxiliar com informações os produtores que trabalham com a pecuária de corte e pecuária leiteira.
Durante esse período, segundo o engenheiro agrônomo da Empaer de Juara, Igor Murilo, estão sendo feitos acompanhamentos aos produtores que plantam milho para fabricação de silagem e acompanhamento para reforma de pastagens.
Quanto a silagem, ele explica que o aumento do custo causou desanimo para alguns produtores que fabricam o produto, contudo, a produção ainda fica bem abaixo do custo da raça comprada pronta.
Quanto a pecuária leiteira, atualmente em Juara existem cerca de 300 produtores entre os vendem diretamente no laticínio e os que usam o leite em mini fabricação de seus produtos, porém, está havendo diminuição da cada ano.
Mesmo com a diminuição na quantidade de produtores de leite, estima-se que a quantidade produzida chega a um patamar de 50 mil litros no total.
Se analisado em comparação as indústria do município, a essa quantidade citada é considerada baixa e existe uma grande possibilidade de dobrar essa produção.
Através de seus técnicos, a Empaer tem orientado os produtores de leite de como fazer e trabalhar a boa prática de produção do leite, tanto na ordenha, pós ordenha com as devidas medidas de higiene, conforme disse o engenheiro agrônomo da Empaer de Juara, Igor Murilo.