O ETEC de Juara foi palco, nos dias 30 de junho e 1º de julho, de um importante encontro acadêmico que reuniu professoras da rede municipal, acadêmicos e acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O evento, intitulado “Docência para as Infâncias: práticas pedagógicas na Educação Infantil”, teve como objetivo dialogar e refletir sobre a educação infantil enquanto direito social, além de discutir a formação de professores e professoras para atuar nesta etapa tão fundamental.
Organizado pela professora Dra. Amanda Pereira da Silva Azinari, do curso de Pedagogia da UNEMAT campus de Juara, o evento contou com a parceria da professora Ma. Sandra Cavallari, ambas responsáveis pelas disciplinas de Estágio na Educação Infantil, nas 3ª e 4ª fases formativas. Também colaboraram as professoras Elizabethi Ângela dos Santos e Mariana Tomadon.
Na primeira noite, estiveram presentes autoridades acadêmicas como o diretor do campus, Prof. Dr. Jairo Falcão, a coordenadora do curso, Profa. Ma. Francine Suelen Assis, e o Prof. Dr. Alexandre Nascimento, diretor da Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas.
Já no segundo dia, 1º de julho, o encontro contou com as palestras da professora especialista Jeuza Graciela Vieira, formadora da Educação Infantil da rede municipal de Juara, e da professora Ma. Bethinha Santos, abordando temáticas sobre infância e os desafios vivenciados nos estágios supervisionados.
O evento foi direcionado tanto a estudantes de licenciatura quanto a professoras e professores que receberam estagiários no primeiro semestre letivo de 2025, envolvendo não só Juara, mas também os municípios de Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos, parceiros no desenvolvimento dos estágios na educação básica.
Com mais de 100 inscritos, entre acadêmicos e docentes, o encontro possibilitou a apresentação de relatos de experiência, compartilhando práticas pedagógicas vivenciadas nos estágios supervisionados. “É no estágio que aprendemos a lidar com situações reais, entender as crianças e planejar atividades que unam brincadeira e aprendizado”, destacou uma das acadêmicas durante sua fala.
Além dos relatos, foram discutidos temas como pedagogia baseada em evidências científicas, ressaltando a importância de práticas pedagógicas fundamentadas em dados concretos e pesquisas, em vez de se apoiarem apenas em tradições ou modismos.
O encontro integra o compromisso do município e da universidade em garantir formação sólida e de qualidade, tanto para futuros docentes quanto para profissionais já atuantes, visando sempre o fortalecimento da educação infantil como etapa essencial da educação básica.