No domingo, dia 09, a Praça dos Colonizadores em Juara foi palco de um mutirão que visou conscientizar a população sobre a importância da vacinação e prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya e leptospirose.
A ação, realizada entre 17h e 20h, contou com diversas atividades lúdicas para as crianças e foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Sala de Vacinas e o setor de epidemiologia.
Arleti Ramos, bióloga do setor epidemiológico, explicou que a mobilização incluiu visitas a escolas e orientações sobre prevenção de doenças. “Estamos aqui fazendo um trabalho de mobilização, verificando os cartões de vacina das crianças e conscientizando sobre a importância de cuidar do quintal para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Trouxemos também uma feira itinerante com animais peçonhentos para educar sobre os riscos e a necessidade de cuidados no ambiente doméstico”, destacou.
Adriana Pires Lauro, enfermeira responsável pela sala de vacinação, ficou satisfeita com a participação da população. “O resultado foi muito positivo, estamos muito felizes. Conseguimos atualizar muitos cartões de vacina atrasados e a grande maioria veio para tomar a vacina da gripe e da poliomielite. Estamos tendo dificuldades em alcançar as metas de várias vacinas do calendário, então essa mobilização é essencial”, afirmou.
Flávia Lopes, professora do curso de enfermagem de Juara, levou seus alunos para participar ativamente da campanha, proporcionando-lhes uma experiência prática além da sala de aula. “Os acadêmicos do nono termo estão aqui ativamente junto com a equipe do Centro de Saúde, distribuindo picolés, fazendo anotações e ajudando na campanha. Essa experiência prática é fundamental para eles, além do que é ensinado na sala de aula”, disse.
A iniciativa foi bem-sucedida, oferecendo um atendimento eficiente e confortável à população de Juara e reforçando a importância de ações contínuas para manter a saúde pública em dia.