Sensibilizar as pessoas pela necessidade do uso da proteção, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas, é o principal objetivo do decreto publicado no último, dia 03 de abril, pelo governador Mauro Mendes de Mato Grosso que lançou a campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido.
Apesar de o decreto prevê multa para quem descumprir a medida, os valores ainda não foram definidos, e nesta semana deverão ser divulgadas as sanções para quem descumprir a recomendação.
Recentemente uma noticia facknews propagou uma mensagem sobre aplicação de multa no valor de R$ 500,00 para quem não usasse máscara a partir desta segunda-feira, dia 13 de abril.
O govenador do Estado, Mauro Mendes assim que soube desmentiu o boato e classificou a informação como noticia falsa.
Com um jornalismo dinâmico e com a finalidade também de esclarecer esse fato publicado, a reportagem da Rádio Tucunaré procurou o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar de Juara, Tenente Coronel, Marcelo Moraes para fala sobre o assunto.
O comandante desmentiu a informação revelando que se trata de boatos e noticia falsa sem procedência, sendo que o decreto lançado pelo governo de Mato Grosso obriga aos estabelecimentos públicos e privados exigirem de seus colaboradores o usos das mascaras protetoras, e estimula a população através da campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, a também usar mascaras para se proteger contra a propagação do Coronavírus.
Ouça o áudio da informação: