Um homem de 52 anos foi detido em Nova Monte Verde (968 km ao norte), na noite de quinta-feira (7), suspeito de realização de extração e transporte de madeira sem autorização. Durante a ação, a Polícia Militar apreendeu cerca de 13 m³ de madeira de diferentes espécies. De acordo com as informações, o motorista do veículo confessou que tinha conhecimento sobre a origem ilegal do material. Tanto o condutor quanto a carga foram destinados à delegacia local.
O registro policial relata que uma equipe recebeu denúncias sobre o transporte de madeira retirado ilegalmente de uma área de preservação ambiental. O material foi transportado pela rodovia MT-437, com destino a uma serraria no distrito de Paranorte, em Juara, a aproximadamente 709 km ao médio-norte.
Diante das informações, os policiais iniciaram uma investigação e interceptaram o caminhão na zona rural de Nova Monte Verde. A carga incluiu aproximadamente 13 m³ de madeira de espécies como Garapeira, Cacharia, Morcegueira, Cedrinho e Cedro Rosa.
Ao ser questionado sobre a origem da madeira, o motorista não apresentou documentação que autorizasse a remoção ou transporte do material. Com o flagrante, ele foi detido e levado à delegacia para formalização da ocorrência.