Um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA), realizado recentemente em Juara, constatou o aumento da infestação de larvas com a chegada do período chuvoso.
Nesta semana, a bióloga da Vigilância Ambiental de Juara, Arlete Assunção Ramos, concedeu entrevista à reportagem da Rádio Tucunaré para falar sobre o surgimento de novas larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Arlete explicou que, durante um longo período, os índices de infestação no município de Juara foram regularizados, conforme os dados coletados. No entanto, um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA), realizado recentemente, constatou o aumento da infestação de larvas com a chegada do período chuvoso. O LIRA é um método simplificado que permite uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, proporcionando uma visão ampla da distribuição do vetor Aedes aegypti.
Segundo a bióloga, durante o período seco, sem chuvas, os agentes de endemias não encontraram larvas nas visitas às residências. Porém, no período chuvoso deste ano, entre os meses de janeiro e março, o município esteve em estado de alerta. Apesar disso, Juara continua em uma situação garantidamente segura, conforme as disposições do Ministério da Saúde.
No entanto, conforme constatações do LIRAa de outubro de 2024 apontam que os bairros Jardim América, Jardim Califórnia, Parque Alvorada e Residencial Bandeirantes são os que apresentam maior número de larvas do mosquito Aedes aegypti. Essas larvas foram encontradas em locais como pratos de plantas, pneus velhos e lonas acumuladas.
O sistema LIRAa/LIA desempenha um papel crucial para facilitar as análises entomológicas, fornecendo informações detalhadas sobre os índices prediais (percentual de imóveis positivos), o índice Breteau (percentual de depósitos positivos) e o tipo predominante de beneficiários positivos.
Diante dessa situação, a bióloga Arlete Ramos faz um apelo à população para que redobre os cuidados com recipientes que possam acumular água, evitando assim a rotina do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.