Juarense autista preso em Brasília no manifesto político do 08 de janeiro chama atenção de mídia nacional

Foto Agencia Brasil / Valter Campanato

A Revista Oeste de alcance nacional, publicou uma matéria sobre Jean de Brito da Silva, de 27 anos, detido durante os protestos de 8 de janeiro.

O juarense é portador da síndrome do transtorno do espectro autista e na matéria, os jornalistas publicaram inclusive o laudo que atesta, essa condição de saúde.

A Advogada Sílvia Giraldelli, em entrevista Rádio Tucunaré, explicou na tarde desse dia 11, que o último contato que teve com o Jean foi no dia 07, e mesmo estando distante, através de videoconferência, conversou com ele, mas ela percebeu que ele não tem noção do que está acontecendo estando muito quieto e retraído, por conta das dificuldades cognitivas que tem e sempre que responde às perguntas, fala com muita humildade, que está aguardando sair da cadeia, porém não sabe explicar, porque está lá.

Na interpretação do Jean, pensa estar preso para lutar contra o aborto e que, como fez um curso de bombeiro civil, que está lá para ajudar os velhinhos, conta a advogada.

Na medida do possível ele está bem. Ele conta que está se alimentando e a família, que está em Juara está angustiada sem condições financeiras de visitá-lo e são os advogados que estão exercendo esse elo”, explica Sílvia.

Jean é alfabetizado, mas muito mal lê e escreve e também não sabe contar dinheiro, com nítidas dificuldades, relata a advogada.

A divulgação em sites de cunho nacional se deve a uma colaboração entre os advogados dos presos, que se sensibilizaram com a situação do juarense, devido às condições de saúde do mesmo e por não receber a atenção do Judiciário, como deveria e por isso, decidiram compartilhar várias vezes este caso, até despertar interesse na mídia nacional, que agora está começando a reportar a situação e quem sabe, através dessa sensibilidade, Jean consiga receber a atenção que merece.

Leia texto da Revista Oeste escrita pelo jornalista Cristyan Costa

Sem consciência de o porquê está preso na Papuda, em Brasília, e com saudades da família. Essa é a situação do catador de reciclados Jean de Brito da Silva, de 27 anos, detido durante os protestos de 8 de janeiro.

Laudo médico assinado pelo psiquiatra Moacir Toledo, que atende Silva desde pequeno, constata que o jovem tem deficiência intelectual moderada e autismo. O diagnóstico é reforçado por um parecer de Hewdy Ribeiro, psiquiatra forense, e Elise Trindade, psicóloga.

 Silva chegou a Brasília depois de embarcar em um ônibus com manifestantes contrários a Lula. Seu objetivo era “protestar contra o aborto”. O comboio saiu de Juara, no interior de Mato Grosso, a pouco mais de 650 quilômetros ao norte da capital do Estado, Cuiabá. O jovem não comunicou aos seus pais, com quem vive desde pequeno, da viagem

A família, que já o procurava, tomou conhecimento do caso só após a prisão de Silva, pego pela polícia perto do Palácio do Planalto, enquanto tentava ajudar idosas que fugiam das bombas de efeito moral.

 Os parentes recebem informações do jovem, por meio dos advogados Robson Dias e Silvia Giraldelli, que atuam de forma voluntária, visto que a família de Silva sobrevive com o pouco que ganha com reciclagem.

 Dias e Silvia são da mesma cidade de seu cliente e garantem que ele nada quebrou na Praça dos Três Poderes, na manifestação. Desde pequeno, Silva não faz tratamento para as doenças que têm, em virtude

da situação financeira precária. A defesa conta que tem sido a responsável por levar mantimentos e produtos de higiene ao jovem.

Como Silva tem dificuldades para se expressar, a defesa não sabe ao certo como é a cela onde ele se encontra. Relatos de presos que saíram, contudo, dão conta de superlotação. “Quando conversamos, ele pede para voltar para casa”, contou Silvia, a Oeste, ao mencionar que o jovem” não sabe por que está preso. “Ele diz sentir saudades da família.”

Leia matéria na íntegra no link:  – https://revistaoeste.com/politica/jovem-autista-preso-no-8-de-janeiro-faz-apelo-a-justica/

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias com informações da Revista Oeste

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.