Em comemoração ao mês da mulher, várias entidades se mobilizam para homenageá-las com os mais diversos eventos, incluindo sorteio de brindes e palestras motivacionais e educativas.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juara realizou um diálogo informativo sobre a Lei Maria da Penha e as medidas de proteção disponíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade, que foi realizado às 14 horas do dia 13 de março, na sede do CAPS.
O evento contou com contará com a participação de representantes da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Juara, representado pela Cabo PM Katiane Chiarelli e a escrivã da Polícia Civil, Luciane Menegaz, e teve como finalidade fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
A ação promoveu a conscientização e fornecer informações essenciais para o combate à violência doméstica. A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, representa um marco na proteção dos direitos das mulheres, criminalizando diversos tipos de violência e estabelecendo medidas de prevenção, assistência e punição aos agressores.
Em suas falas, as autoridades destacaram que a parceria entre o CAPS e as forças policiais tem como objetivo a orientar sobre a abordagem multidisciplinar no enfrentamento de problemas relacionados ao direto da mulher e suas defesas reconhecendo a importância da integração entre saúde mental, segurança pública e assistência social.
Os direitos das mulheres, os procedimentos legais para denúncias de violência, os serviços disponíveis para acolhimento e proteção, além de outras orientações sobre como identificar e intervir em situações de risco foram orientadas durante a roda de conversa proporcionada pelas instituições.