Profissionais da saúde pública e acadêmicos se reuniram para uma palestra de conscientização das doenças inflamatórias intestinais, na noite desta quarta-feira, dia 18 de maio de 2022.
O evento foi promovido pela secretaria municipal de saúde de Juara e aconteceu no clube de Terceira Idade ‘Viva a Vida’.
A palestra foi presidida pelos médicos cirurgiões, Dr. Anderson Lanner e Dr. Marcos Vinícius Azevedo
O tema da palestra, segundo a enfermeira Ariela Espada foi ‘Tornando o invisível em visível’.
Ela explica que o mês de maio é considerado o mês de conscientização doenças inflamatórias intestinais, e por isso, a secretaria municipal de saúde através de seus setores e profissionais proporcionou esse ato público aos juarenses.
Os médicos ambos especialistas em cirurgias destacaram a importância das palestra, e enfatizaram que as pessoas precisam ficarem atentos aos sintomas que as doenças inflamatórias intestinais podem causar.
“Assim que a pessoa percebe os sintomas, ela deve imediatamente procurar uma unidade médico, porque o quanto antes foi diagnosticada, mais fácil será a cura para evitar que transforme em doença degenerativa”, explicou o Dr. Marcos Vinícius Azevedo.
A tese foi reformada pelo seu colega de trabalho, Dr. Anderson Lanner que também tem a mesma especialidade.
Exemplo: Colite ulcerativa
Doença intestinal inflamatória e crônica que provoca inflamação no trato digestivo.
A colite ulcerosa normalmente ocorre apenas na mucosa interna do intestino grosso (cólon) e do reto. As formas variam de leve a grave. Com colite ulcerosa, o paciente tem maior risco de desenvolver câncer de cólon.
Os sintomas incluem sangramento retal, diarreia sanguinolenta, cólicas abdominais e dor.
O tratamento inclui medicamentos e cirurgia.