Os Pescadores de Juara e dos Municípios de Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte do Norte, no Vale do Arinos, que fazem parte da Colônia Z-16 de pescadores, já deram entrada para receber o Seguro Desemprego durante o período proibitivo da pesca denominado de ‘Piracema’ em Mato Grosso.
Bento Bezerra, coordenador da Colônia Z-16 da região, concedeu entrevista a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias e explicou que, os primeiros procedimentos foram feitos, mas que para ter direito ao benefício, o pecador precisa estar com suas guias de recolhimentos quitadas junto ao Ministério da Pesca.
Essa medida visa compensar a proibição da pesca comercial durante esse período, e os benefícios do seguro-desemprego garantem uma renda mensal aos pescadores, ajudando a suprir necessidades básicas.
O que é a piracema?
A Piracema é o período de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida para preservar as espécies.
Preocupação com a revogação da Lei da Pesca:
Os pescadores da Colônia Z-16, segundo, o coordenador, Bento Bezerra demonstram preocupação com a possível revogação da Lei da Pesca no Mato Grosso.
Bento acredita que não será revogada a Lei, que proíbe a pesca de diversas espécies de peixes nos rios de Mato Grosso, sobre tudo, em Juara e região, e justamente as espécies que mais vendem, ou seja, que tem a maior procura por parte dos consumidores.
“Somos a favor sim da pesca predatória, da não extinção de espécies, do fortalecimento da fiscalização, mas nenhum dos pescadores profissionais age para causar prejuízo à economia, mas sim para manter nossa sustentabilidade”, disse o coordenador Bento.
Essa matéria destaca a importância do seguro-desemprego para pescadores durante a piracema e a preocupação com a Lei da Pesca no Mato Grosso.