O prazo para os produtores de soja informar o plantio anual termina no próximo dia 15 de fevereiro. A informação que é obrigatória para os produtores de soja deve ser feita por meio do Sistema de Defesa Vegetal (SISDEV-VEGETAL).
Márcio Rogério Dreer, chefe do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) unidade de Juara informou que o órgão também faz o acompanhamento das demais culturas, mas somente o plantio de soja que deve ser informado de forma obrigatória para facilitar que se verifique se está ocorrendo doenças nas plantações como por exemplo a ferrugem asiática.
Se caso o produtor de soja não realizar o cadastro, existem penalidades e sanções a serem cumpridas. O cadastro deve ser feito anualmente, mesmo se o plantio for feito na atual propriedade. Se caso houver alguma alteração, o produtor deve informá-la.
O cadastro e fornecimento de informações é feito de forma online por meio do SISDEV-VEGETAL e se por ventura o produtor tiver alguma dúvida, ele pode procurar o INDEA de Juara que os profissionais irão orientá-lo.