Durante o programa institucional “De Frente com o Prefeito”, realizado no dia 27 de junho de 2025, na Rádio Tucunaré, o prefeito Vanderlei de Abreu, ao lado do secretário municipal de Saúde, Nolar, prestou contas à população de Porto dos Gaúchos. A entrevista destacou investimentos robustos em saúde, infraestrutura e eventos, reafirmando o compromisso da gestão com o desenvolvimento da cidade.
Entre os principais anúncios está a tão aguardada ampliação e reforma do Hospital Municipal. Segundo o secretário Nolar, o projeto recebeu aval da Vigilância Sanitária e recursos captados junto ao deputado federal Juarez Costa e ao Governo do Estado. A obra, considerada “a cereja do bolo” do complexo denominado Cidade da Saúde, visa atender o crescimento populacional e regional, com estrutura moderna e voltada ao acolhimento humanizado.
Além do hospital, a gestão também entregou ou está concluindo diversas unidades: uma UDR (Unidade de Reabilitação), o novo laboratório municipal, a CMI (Centro Municipal de Imunização), a CAF (Central de Abastecimento e Farmácia), duas novas Vigilâncias Sanitárias, e o Emulti — prédio com atendimento psicológico, fonoaudiológico, nutricional e terapia ocupacional. Também está prevista a construção do CMO (Centro Municipal de Odontologia) e novas unidades básicas de saúde nos bairros Jaime Pereira Franco e Cifaria Batista.
Nolar revelou que a Prefeitura tem arcado com mais de trinta e cinco por cento do orçamento próprio em saúde — mais que o dobro do exigido por lei. Só em 2024, foram mais de um milhão e duzentos mil reais investidos em consultas, exames especializados e laboratoriais, além de transporte e estrutura. A prefeitura também está implementando um projeto de atendimento odontológico móvel para alcançar pacientes com dificuldades de locomoção, inclusive na zona rural.
O prefeito Vanderlei destacou que os investimentos em saúde são parte de um planejamento iniciado em dois mil e vinte e um. Disse ainda que “o município cresceu, e a estrutura pública precisa acompanhar esse crescimento”, anunciando que já articula junto ao Governo do Estado e à bancada de deputados federais e estaduais a liberação de novos recursos para a cidade.
Outro destaque do programa foi a confirmação do tradicional Festival de Pesca de Porto dos Gaúchos, que distribuirá cento e cinquenta mil reais em prêmios em dinheiro, além de sortear um kit com barco, motor e carretinha. As inscrições já estão abertas e limitadas a duzentos barcos. O evento também contará com shows e torneio de vôlei de areia, valorizando o turismo e o lazer.
Por fim, o prefeito comentou com bom humor sobre casos de vereadores que tentam se apropriar politicamente de obras já planejadas pelo Executivo. “A população vê quem realmente está trabalhando”, afirmou. Ele também reforçou que cada recurso público tem destinação específica e que desviar sua finalidade pode gerar inelegibilidade e devolução do dinheiro.
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que Porto dos Gaúchos mantém uma gestão integrada, com forte participação das secretarias e valorização dos servidores. “Todos são importantes, desde quem está na varrição até o secretário. Uma gestão só funciona bem se todos trabalharem juntos”, concluiu o prefeito Vanderlei.
Ouça o programa na íntegra



































































