Os aposentados em Juara estão enfrentando um problema grave com a questão dos descontos indevidos em suas contas bancárias, e diante disso, a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias entrevistou Rita de Cássia, coordenadora do Procon em Juara, órgão de defesa do consumidor, que emitiu um alerta sobre essa prática abusiva, que está causando prejuízos significativos aos aposentados e pensionistas.
Como ocorrem os descontos não contratados:
Os descontos são realizados por associações e seguros que não foram contratados pelos aposentados e pensionistas, prática essa considerada ilegal e configura falha na prestação de serviços pelos bancos. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que os fornecedores respondem independentemente de culpa pela reparação dos danos causados.
Prejuízos para os aposentados:
Os descontos indevidos podem ser pequenos, mas são muito relevantes para aqueles que percebem um salário mínimo de provento, e além disso, esses descontos podem causar problemas financeiros significativos para os aposentados, que muitas vezes dependem de seus benefícios previdenciários para sobreviver.
Diante disso, a coordenadora do Procon alerta aos aposentados e pensionistas para verificar suas contas bancárias e identificar qualquer desconto indevido, e ressaltar a importância também verificar se os descontos foram autorizados e se os serviços foram contratados, e caso os descontos sejam indevidos, os aposentados devem entrar em contato com o Procon para registrar uma reclamação.
Os consumidores têm direito à reparação dos danos causados por descontos indevidos. É importante lembrar que os bancos e associações têm a responsabilidade de garantir que os descontos sejam autorizados e legítimos.
Para a melhor prevenção dos descontos indevidos, os aposentados devem:
– Verificar regularmente suas contas bancárias
– Verificar se os descontos foram autorizados
– Não fornecer informações financeiras a estranhos
– Registrar reclamações junto ao Procon