Foi iniciada nesta quarta feira, dia 22 de julho pelo Centro de Controle de Zooneses de Juara nos bairros da cidade, a vacinação antirrábica para cães e gatos que vai ter o dia “D” sábado.
O medico veterinário da unidade, João Vitor da Cruz disse a rádio Tucunaré sobre o inicio da vacinação, e ressaltou que os animais a serem vacinados deverão ter idade de 03 meses e apresentar boas condições de saúde.
João Vitor disse ainda que a equipe do Centro de Controle de Zooneses tem encontrado resistência por parte de algumas pessoas em vacinar os animais e destaca que é importante que os proprietários de cães e gatos vacinem seus animais para evitar a propagação da raiva.
Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores, e os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.
A doença, segundo o medico veterinário da unidade, João Vitor da Cruz é transmitida do animal para o homem, e não há tratamento específico para a raiva, e que depois que os sintomas aparecem, a doença é quase sempre fatal. Uma vacina pode prevenir a infecção.
O veterinário alertou ainda para a responsabilidade dos proprietários dos animais, que se caso surja algum caso da raiva animal no município, será exigida a carteira de vacinação do animal a fim de saber de ele foi imunizado ou não. Se a pessoa tem o animal e não vacinou, ela será a responsável pela irregularidade, então é importante que todos os donos de cães e gatos vacinem seus animais de estimação.
Ouça na íntegra a entrevista do medico veterinário, João Vitor: