Satélite NOAA Prevê Chuvas leves para MT: Famosa chuva do Caju é Alívio à Vista para Produtores Rurais

As observações do satélite NOAA finalmente trazem boas notícias para a região do Vale do Arinos em MT: tem chuva a caminho! Em Juara, ela é chamada  carinhosamente de “chuva do caju”. A NOAA, uma agência dos Estados Unidos que trabalha com a NASA, começou a usar satélites para prever o tempo desde 1960.

Segundo a variação da NOAA,está sendo aguardada  chuvas leves, com acumulados entre 5 e 40 milímetros nos próximos oito dias, especialmente em áreas secas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Isso significa que nossos campos finalmente receberão um pouco da umidade tão esperada.

Enquanto isso, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão ver chuvas mais intensas, com volumes que podem chegar até 100 milímetros. Isso deve ajudar bastante na recuperação das plantações e reservatórios da região.

Em algumas áreas do oeste, na divisão entre Paraná e Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuvas entre 40 e 60 milímetros. Para o restante do Paraná, as chuvas serão mais esparsas, com acúmulos variando entre 10 e 50 milímetros, dependendo da região.

No sul e na faixa central de Mato Grosso do Sul, a previsão é de acumulados entre 20 e 40 milímetros durante a primeira semana de agosto. No sul e oeste de São Paulo, bem como no norte de Mato Grosso e Rondônia, a previsão indica chuvas de 5 a 15 milímetros.

Nos municípios do norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, onde a NOAA prevê chuvas no início de agosto, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que essas áreas têm enfrentado um período de seca, com máximo de 50 milímetros de chuva nos últimos 90 dias.

Agora é torcer para que a “chuva do caju” traga resfriamento e renovação para todos no Vale do Arinos e em todo Mato Grosso.

Fonte: Rádio tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.