A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com processos seletivos abertos para cursos de pós-graduação em diferentes regiões do Estado. Ao todo, são oportunidades em oito cursos de mestrado e quatro de doutorado, distribuídas entre Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Juara, Sinop e Tangará da Serra.
Em Juara, a oportunidade é para o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, com 20 vagas. As inscrições seguem até 30 de setembro de 2026. A oferta coloca o município entre os polos da Unemat contemplados nesta nova rodada de cursos de pós-graduação.
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que, além de Juara, outros municípios também estão recebendo vagas em diferentes áreas do conhecimento, ampliando as possibilidades de qualificação profissional e acadêmica sem que os interessados precisem, necessariamente, buscar formação fora de Mato Grosso.
Entre as oportunidades abertas está o Mestrado Profissional em Matemática, com 30 vagas para Barra do Bugres e Sinop e inscrições até 28 de setembro.
Em Cáceres, o programa de Linguística disponibiliza 42 vagas para mestrado acadêmico e 26 para doutorado, com inscrições até 2 de outubro. Cáceres e Cuiabá também recebem vagas para o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, cujo prazo termina em 4 de outubro.
Sinop conta ainda com 40 vagas para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, com inscrições até 6 de outubro, além do Mestrado Profissional em Sociologia e oportunidades relacionadas à área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.
Em Tangará da Serra, o programa de Estudos Literários oferece 12 vagas para mestrado e sete para doutorado, com inscrições até 15 de outubro. Já em Barra do Bugres, o programa de Ensino de Ciências e Matemática disponibiliza 29 vagas para mestrado e 23 para doutorado, com prazo de inscrição até 23 de outubro.
Também há vagas para o mestrado acadêmico em Genética e Melhoramento de Plantas, ofertado em Alta Floresta, Cáceres e Tangará da Serra, com inscrições até 15 de novembro.
A Unemat oferece ainda 20 vagas remanescentes para a especialização em Tecnologia de Alto Desempenho em Dados Ambientais, em Barra do Bugres.
Para os moradores de Juara e do Vale do Arinos, a oferta do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia no próprio município representa uma alternativa de formação continuada e aperfeiçoamento acadêmico mais próxima da região.
Mais informações, editais e processos seletivos:
https://sigaa.unemat.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto

























































