Uma pequena chácara em Juara mostra como é possível transformar um pequeno espaço em algo produtivo. A chácara Buritizal no assentamento Água Boa desenvolve algumas atividades rentáveis sendo que uma delas é a criação da raça de cachorro Pit Bull e americano.
Leandro Aparecido falou a reportagem da Rádio Tucunaré, que a criação de animais é uma paixão e dos cães é ainda mais especial. Ele comprou os casais em outras cidades e começou a criação das duas raças. O cachorro americano no caso não é o dos Estados Unidos, cachorro americano brasileiro. A raça americana veio do Paraná, de um canil especializado.
Sobre a raça Pit Bull, mesmo que seja um vira-lata, o animal fica bravo dependendo da maneira como é criado, a diferença é que o Pit Bull é um animal forte, explica o criador.
Na propriedade foram construídos 4 canis para raça Pitbull e 6 para a raça Americana, revestidos com piso, que recebem lavagens constante com cloro para serem esterilizados. Ele possui dois casais para a recria.
A venda dos cães é a partir do desmame de 2 meses em diante.
Os cães da raça americano possuem faro aguçado e o Pit Bull é um excelente caçador de porco do mato. Na lida com gado, o americano não tem boa fama, explica Leandro.
Sobre a rentabilidade do negócio, Leandro ainda não está seguro, porque disse que a primeira cria vendeu tudo, mas teve má sorte na segunda, pois perdeu toda a cria devido ao um imprevisto, mas possui muitas encomendas e não tem filhote para entregar.