A campanha estadual de vacinação contra a brucelose em Mato Grosso, iniciada em 1º de julho, segue em vigor até o dia 31 de dezembro de 2024.
De acordo as declarações com o médico veterinário Francisco Valtenio Sales, mais conhecido como Chiquinho do INDEA, de Juara para a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, houve uma interrupção na vacinação no primeiro semestre, mas a situação já foi regularizada. Todas as revendedoras agora contam com vacinas disponíveis.
A vacinação contra a brucelose é obrigatória para todas as fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade, utilizando a amostra B19.
É essencial que o procedimento seja realizado sob a supervisão de um médico veterinário ou técnico cadastrado, que tenha realizado o curso oferecido pelo SENAR, devido à natureza contagiosa da doença, que pode também infectar seres humanos.
Chiquinho destaca que os produtores não podem vacinar seus animais sem o acompanhamento de um profissional qualificado e alerta para o uso correto da vacina. Ele também reforça que a adesão por parte dos produtores ainda está baixa, mas é fundamental que todas as fêmeas estejam devidamente vacinadas para que possam ser transportadas, conforme exigido pela Guia de Transporte Animal (GTA).
Quanto à identificação do animal vacinado, no caso da amostra B19, deve-se marcar um número final na face esquerda do animal. Para a amostra B51, a marcação é um “V” na mesma área.