No dia 3 de junho de 2020, a tropa do 47º Batalhão de Infantaria “Batalhão Sertanista Domingos Gomes Beliago”, inserido no Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), amparado pelo Decreto Presidencial Nº 10.341, de 6 de maio 2020, que regula a Operação VERDE BRASIL 2, realizou uma força tarefa interagências com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Força Nacional, Força Tática da Polícia Militar, Polícia Civil e 2º Batalhão de Aviação do Exército com o intuito de fiscalizar delitos ambientais em uma fazenda na região de Juara – MT.
Parte da tropa, juntamente com os agentes, fizeram o isolamento das saídas da fazenda enquanto o restante da tropa se dirigia até a sede para falar com os proprietários.
Após os proprietários ficarem cientes do que se tratava a operação, foi realizado patrulhamento aéreo com os helicópteros Pantera e Cougar, do 2º BAvEx e também patrulhamento terrestre com as viaturas do 47BI.
Foi encontrado uma área de desmate de 253 (duzentos e cinquenta e três) hectares e a multa aplicada ficou no valor de R$1.261.521,00 (um milhão, duzentos e sessenta e um mil e quinhentos e vinte e um reais).
Graças ao patrulhamento aéreo, pôde-se observar também, pouco mais de 96 (noventa e seis) hectares desmatados em uma área não cadastrada próxima à fazenda. Esta área será multada no valor de R$480.108,00 (quatrocentos e oitenta mil e cento e oito reais).