Câmara de Juara aprova Moção de Repúdio à “Moratória da Soja” em Defesa do Agronegócio

Na última sessão ordinária, a Câmara Municipal de Vereadores de Juara aprovou uma moção de repúdio, número 001/2024, contra a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), em virtude do estabelecimento da “moratória da soja”.

Este acordo comercial impede que as empresas associadas adquiram soja ou carne oriundas de áreas desmatadas após 2008, mesmo que a abertura dessas áreas tenha ocorrido legalmente, contrariando assim os termos do Código Florestal Brasileiro.

Em entrevista exclusiva à Rádio Tucunaré e ao site Acesse Notícias, a vereadora Marta Dalpiaz detalhou a moção aprovada, expressando a importância desta ação para a defesa dos interesses da classe produtora e da região do Vale do Arinos.

A moção de repúdio foi apoiada unanimemente pelos vereadores, refletindo uma tomada de posição em favor dos produtores locais contra o que consideram um absurdo imposto pela moratória da soja.

A delegada da APROSOJA do Vale do Arinos e produtora rural, Jaqueline Piovesan, também compartilhou sua visão, destacando os impactos negativos da moratória para a região. Segundo ela, as restrições impostas pelas associações ABIOVE e ANEC desconsideram a legislação nacional, especificamente o Código Florestal, que permite o desmatamento de até 20% em áreas na região amazônica, preservando os 80% restantes. Piovesan argumenta que a moratória prejudica severamente os produtores que desmataram legalmente suas terras após 2008, visando à produção de soja, pois ficam impedidos de vender sua produção a estas associações.

Jaqueline Piovesan agradeceu a sensibilidade dos Vereadores e parceria com os produtores rurais, nessa luta contra as injustiças cometidas por essas empresas , aprovando a Moção de Repúdio.

A aprovação da moção de repúdio pela Câmara Municipal de Juara é vista como uma iniciativa pioneira no estado, demonstrando o comprometimento dos políticos locais com a defesa dos direitos e interesses dos produtores rurais. Esta ação reforça a posição contrária a medidas que sobrepõem acordos comerciais à legislação ambiental brasileira, evidenciando o apoio à sustentabilidade da produção agrícola na região.

Leia aqui a Moção de Repúdio

MOÇÃO DE REPÚDIO À MORATORIA DA SOJA – CÂMARA DOS VEREADORES DE JUARA

Fonte: Radio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.