Com o decretação de Estado de Calamidade Pública no município de Juara, a curiosidade é saber se as chuvas estão em maior ou menor intensidade, que em anos anteriores e a reportagem da Rádio Tucunaré e site acesse notícias, entrevistaram o engenheiro agrônomo Igor Murilo que trabalha na EMPAER que fez uma aferição parcial.
Em Juara existe a Estação de coleta de dados hidrometeorológicos e diante das fortes chuvas, o engenheiro fez um levantamento parcial da quantidade de chuvas e fez um comparativo com data passada.
Considerando o início das chuvas, que tem início no segundo semestre, estendendo-se até o mês de abril ou maio de 2023.
Setembro/2022
Em setembro de 2022 foi o mês que menos choveu em relação à média dos últimos 5 anos. Houve uma diferença de 75%, onde só choveu 17 mm em Juara.
Outubro/2022
Em outubro houve regularidade das chuvas e o quantitativo observado foi mais próximo da Média observada dos últimos 5 anos, com uma quantia de aproximadamente 206 mm.
Novembro/2022
Em novembro, houve uma janela de sol de aproximadamente de 12 a 15 dias na primeira quinzena de novembro, onde muitos produtores, que estavam com a lavoura em desenvolvimento e que acabou interferindo na produtividade dessas lavouras iniciais e devido a isso, o quantitativo do mês foi alterado em relação à média, que foi apontado uma diferença de 16% em comparação, mas na segunda quinzena, houve uma regularidade das chuvas.
Dezembro/2022
No mês de Dezembro também houve regularidade com 367 mm de chuvas
Janeiro/2023
Em janeiro choveu 340 mm. Com 10% Acima da Média desses últimos 5 anos.
Fevereiro/2023
O mês de fevereiro choveu 283 mm.
Geralmente os meses de janeiro, fevereiro e março são os meses, em que ocorre os maiores volumes de precipitações na região do Vale do Arinos, explicou Igor.
Até o momento, meados de Março, choveu, 160 mm e normalmente, gira em torno de 250 até 300 mm no mês todo e de acordo com as informações meteorológicas do Instituto Nacional de meteorologia, as chuvas devem continuar regulares até o final do mês e historicamente chove bastante, a partir do mês de abril, começarão a cessar as chuvas, podendo ir até a primeira quinzena de Maio.
Para fazer essa aferição pluviométrica, o engenheiro Igor explicou, que existe uma parceria com agência Nacional de Águas, que possui pluviômetro instalado no fundo da sede da EMPAER de Juara, onde é feita a coleta de água.
Desde 2012 a EMPAER de Juara realiza esse trabalho, porém existe um registro histórico desde 1981, que era retirado da Fazenda delbossi, antes da EMPAER iniciar, informou o engenheiro Igor.
O fechamento de todo o período chuvoso será feito ao final do mês de maio