Estátua do Cristo em Juara: Conheça o projeto original e entenda porque a Prefeitura gerou uma economia de 750 mil reais com o novo projeto

A Rádio Tucunaré noticiou que o local de instalação da estátua do Cristo Redentor em Juara foi alterado.

Originalmente planejado para ser instalado no terreno aos fundos da concessionária Águas de Juara, na Avenida Rio Grande do Sul, o novo local será na Avenida Ayrton Senna, em um espaço público menor e plano, cuja  base não tem longas escadas e nem a demais obras que o primeiro projeto tinha.

Leia: Prefeitura de Juara muda local da estátua do Cristo Redentor e economiza cerca de 750 mil reais dos cofres públicos

Alguns ouvintes questionaram o valor da licitação e manifestaram indignação quanto ao valor licitado de R$795.000 para a construção da base no local original, decisão que foi dispensada pelo prefeito Carlos Sirena. Muitos questionaram o porquê de um valor tão elevado para a construção de uma base simples.

 

Na verdade, o projeto original, foi “abortado” e engavetado por decisão do prefeito Carlos Sirena. Porém, muitos sem entender, questionaram o porquê de um valor tão elevado para a construção de uma base.

Em busca de esclarecimentos, a reportagem da Rádio Tucunaré investigou e descobriu que o projeto original contém uma base para a estátua, com escadarias, bancos, banheiros, iluminação e uma área muito maior e íngreme, além de exigir a contratação de um guindaste especial, já que o equipamento não existe em Juara.

A base do primeiro projeto, como pode ser conferida na imagem, é um projeto arquitetônico diferente, mais robusto área construída muitas vezes maior, com escadas e outros adereços, além dos demais itens e componentes em uma área muito maior, porque a ideia era transformar o local num ponto de visitação, pois tem uma área grande.

Com total de 260,522 m² de área construída só na base e mais 2.309,65 m² de área de praça com várias construções, como bancos, iluminação, etc. Um projeto feito para ser uma grande área de lazer.

Esse projeto original, que é bem maior e por consequência com custo muito maior, poderá ser retomado no futuro por outros prefeitos, caso haja interesse.

Com a mudança para um local mais simples e plano, na Avenida Airton Senna a nova base, feita pela própria prefeitura, será muito mais econômica e modesta, dispensando a necessidade de guindastes e outros custos elevados.

Essa alteração no local e no projeto resultou em uma economia de cerca de R$750.000. Assim, o novo projeto é bem mais simples e foi planejado para evitar grandes gastos, além de se adequar às condições locais.

Portanto não houve apenas mudança de local, mas a mudança do projeto original, baixando custos de forma radical sem, no entanto, deixar de instalar a Estátua do Cristo Redentor, que em breve estará exposta.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.