Em um fato bem atípico foi registrado no vale do Arinos na manhã do último domingo, dia 15 de maio de 2022, o gerente regional da unidade do INDEA do município de Juara solicitou apoio policial para a abordagem de 02 (dois) veículos que segundo ele estavam comercializando mudas de plantas de forma irregular na cidade.
Em atendimento a solicitação foi realizada a abordagem dos referidos veículos a após os servidores do INDEA verificarem a documentação apresentada pelos condutores, tomaram providência de praxe, e foi solicitado o apoio para encaminhar os veículos até o pátio do INDEA onde ficaram à disposição desse órgão.
A reportagem da radio tucunaré e acesse notícias conversou com o Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do INDEA de Porto dos Gaúchos, Alquias Inácio de Sousa que explicou que o INDEA atuou em cima do Art. 9º que visa a proteção assegura a seu titular o direito à reprodução comercial no território brasileiro, ficando vedados a terceiros, durante o prazo de proteção, a produção com fins comerciais, o oferecimento à venda ou a comercialização, do material de propagação da cultivar, sem sua autorização.
Alquias destacou que além da venda ambulante de mudas ser proibida em todo o território nacional, é obrigatório que quem fizer o transporte comprove que as plantas estão em condições de circular.