Indea de Juara informa que prazo para o registro da Marca de Fogo não será mais prorrogado

Desde que iniciou em 2023, a utilização do registro da Marca de Fogo teve o prazo estendido por várias vezes, mas a partir de agora não será mais prorrogado, conforme disse o médico veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Juara, Francisco Valtenio Sales, popular Chiquinho.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa aos pecuaristas de Mato Grosso sobre a obrigatoriedade de registro da “Marca a Fogo” utilizada como forma de identificação do rebanho, explica que não será mais prorrogada.

Chiquinho explica que o produtor que não usa marcação a fogo, também deve ir até a unidade do Indea-MT e registrar a forma utilizada para identificar seus bovinos e bubalinos preenchendo a “Declaração da Não Utilização da Marca a Fogo” devidamente assinada.
A medida consta na Portaria nº 214/2022 publicada pelo Indea-MT no mês de setembro, que inclusive deveria ter sido feito até o dia 30 de junho de 2023.

O formulário para o Registro de Marca a Fogo e a Declaração da “Não Utilização da Marca a Fogo” estão disponíveis no site do Instituto, caso o produtor opte por realizar o preenchimento prévio, na aba Sanidade Animal.

Para efetuar o registro, o produtor deve levar sua ferramenta de “marca a fogo” ao Indea de Juara, preencher e assinar o “Formulário para o Registro de Marca a Fogo”. Os documentos estão disponíveis no site www.indea.mt.gov.br, em Sanidade Animal > Cadastramento Pecuário.

“O registro da marca de fogo é para complementar a Guia de Trânsito Animal (GTA), gerando maior segurança ao produtor”, explicou Francisco Valtenio Sales.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.