Mato Grosso enviou para o mercado externo 56,90 mil toneladas em equivalente carcaça, mês passado, aumento de 25,01% em relação a junho do ano passado. No comparativo mensal houve acréscimo de 8,70%. A constatação é da secretaria de Comércio Exterior do governo federal.
Ao todo, no primeiro semestre o Estado enviou 275,73 mil toneladas em equivalente carcaça de carne bovina para outros países, volume 2,25% maior que o do mesmo período do ano passado.
Esse foi o maior volume exportado na série histórica da proteína vermelha para o primeiro semestre, apesar do embargo nas compras chinesas visto em março, após a confirmação do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina atípica.
A China continuou na liderança e foi responsável pela compra de 56,90% da carne bovina exportada por Mato Grosso. Se mantido o padrão dos últimos anos, a China tende a aumentar as compras no segundo semestre, aquecendo o mercado de exportação do Estado, informa o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), no boletim semanal da pecuária.