Com a finalidade de fazer uma notícia completa com informações reais, a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias, após incidente com alunos da Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes, do bairro Jardim América, que foram atacados por marimbondos na tarde de terça-feira, 26 de novembro de 2024 em Juara, procurou o médico, Dr. Francisco de Assis Domingues, do Hospital São Lucas em busca de algumas orientações, até por medidas preventivas.
O médico destacou a importância de cuidados imediatos em casos de picadas de abelhas ou marimbondos, especialmente quando ocorrem em grande quantidade, ou em pessoas com histórico de alergias.
A declaração veio após um incidente envolvendo 12 alunos da Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes, localizada no bairro Jardim América, que foram atacados por marimbondos.
De acordo com informações da direção da escola, dois dos alunos apresentavam condições alérgicas e necessitaram de atenção especial.
A direção agiu rapidamente ao socorrer os estudantes e acionar a equipe de emergência de saúde pública, o que foi fundamental para evitar complicações mais graves. “Embora tenha sido um caso isolado, chamou a atenção de todos, mas, felizmente, tudo foi resolvido com sucesso”, afirmou o diretor da instituição, Amarildo Bertasso.
A direção da Escola informou que já está tomando medidas para garantir que situações semelhantes não voltem a ocorrer. O incidente serviu de alerta e reforçou a necessidade de vigilância e preparo diante de situações emergenciais envolvendo crianças e adolescentes.
Com ações rápidas e informadas, tanto por parte da escola quanto da equipe médica, todos os alunos envolvidos no episódio estão bem e fora de perigo.
Recomendações médicas:
O médico, Dr. Francisco reforçou que picadas de abelhas e marimbondos podem causar reações leves, moderadas ou graves, dependendo da quantidade de ferroadas e da sensibilidade da pessoa.
Ele destacou pontos essenciais para o manejo desses casos:
Identificar sinais de reação alérgica, vermelhidão excessiva, coceira intensa, inchaço em áreas além do local da picada e dificuldade para respirar são sinais de alerta. Pessoas alérgicas devem buscar atendimento médico imediatamente.
Cuidados com múltiplas picadas, quando há várias ferroadas, mesmo em pessoas sem histórico de alergias, o risco de intoxicação aumenta. “O veneno de marimbondos e abelhas, em grande quantidade, pode causar uma reação sistêmica no organismo, afetando órgãos vitais. Nesses casos, o atendimento hospitalar é imprescindível”, explicou o médico.
Primeiros socorros:
- Remova o ferrão, caso esteja visível, sem apertá-lo para evitar a liberação de mais veneno.
- Lave o local com água e sabão.
- Aplique compressas frias para aliviar o inchaço e a dor.
- Evite coçar ou mexer na área para não causar infecções.
Pessoas alérgicas devem sempre estar preparadas:
Quem tem histórico de alergias deve portar medicamentos prescritos, como antialérgicos ou injeções de adrenalina, e informar familiares ou colegas sobre sua condição.
Prevenção também é fundamental:
O médico enfatizou ainda a importância de prevenir ataques, especialmente em áreas onde há maior incidência de insetos. “Evite movimentos bruscos perto de enxames e mantenha ambientes escolares ou domésticos livres de possíveis colmeias ou ninhos”, orientou Dr. Francisco.