No programa “Pingos nos Is”, realizado no último dia 18, quarta-feira, na Rádio Tucunaré, o prefeito Ney da Farmácia e o vice-prefeito Léo Boy anunciaram o andamento do projeto para a criação do Anel Viário de Juara. A proposta prevê a abertura de novas vias com apoio dos chacareiros da região e, em etapas seguintes, a pavimentação e iluminação completa da futura rota alternativa, que deve reorganizar o trânsito urbano e impulsionar o desenvolvimento da cidade.
Segundo o prefeito, o município já iniciou os diálogos com os proprietários de chácaras que ficam nas áreas por onde o novo trajeto deve passar. De forma voluntária, esses moradores estão autorizando a passagem da via em suas propriedades, compreendendo a importância do projeto para a mobilidade urbana de Juara.
“Estamos tendo unanimidade nos apoios. Isso mostra que a cidade está unida e ciente de que não pode parar”, destacou.
O objetivo do Anel Viário é criar uma rota de desvio para caminhões e veículos pesados, que atualmente precisam atravessar o centro da cidade. Com o novo trajeto, o trânsito será desafogado e os riscos de acidentes nas áreas residenciais diminuirão. O prefeito também afirmou que o projeto inclui iluminação pública e pavimentação asfáltica no futuro, tornando a nova via moderna e segura.
A reportagem da Rádio Tucunaré e do site Acesse Notícias apurou que a Prefeitura pretende dar andamento ainda neste ano às etapas iniciais do projeto, como definição de traçado, estudos técnicos e abertura dos caminhos. Posteriormente, buscará recursos junto ao Governo do Estado e deputados parceiros para executar a pavimentação.
Para Ney da Farmácia, o Anel Viário é uma obra estratégica. “Juara está crescendo, se modernizando, e não podemos deixar o trânsito urbano travar o nosso desenvolvimento. Com essa parceria entre poder público e população, esse projeto vai sair do papel”.