A campanha estadual de vacinação contra a brucelose que se encerraria no dia 30 de junho em Mato Grosso foi prorrogada para até o dia 31 de julho, conforme a portaria nº 176/2024, divulgada nesta terça-feira (25.06) no Diário Oficial pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).
Em entrevista a Rádio tucunaré a veterinária do INDEA Ana Luísa comentou sobre os benefícios da prorrogação do prazo para os produtores, destacando que a extensão ajuda a contornar as dificuldades logísticas. “Para o produtor é muito bom essa prorrogação na realidade, porque a gente sabe que houve essa dificuldade e aqui no nosso município também tem a questão da distância das lojas. Então, para o produtor é benéfico adiar a vacinação, porque dá tempo dele vir até a loja e conseguir adquirir a vacina para poder estar realizando a imunização“, disse Ana Luísa.
Ainda durante a entrevista, Ana Luísa Lacerda abordou a questão da vacinação dos animais, enfatizando a necessidade de um veterinário realizar o procedimento e registrar todas as informações pertinentes. “Essa vacinação é realizada pelo veterinário e ele vai colocar na cartela a etiqueta da vacina com a data de realização, a data que o veterinário realizou a vacina e também a data do próximo reforço”, explicou.
Ana Luísa observou que, apesar das dificuldades enfrentadas devido ao desabastecimento da vacina, os produtores têm mostrado uma boa adesão. “Ainda temos a vacina, e há lojas em Juara que ainda possuem estoque. Quem ainda não vacinou, ainda dá tempo de ir até as lojas e conseguir a vacina para realizar a imunização”, incentivou.
A Rádio Tucunaré continuará a acompanhar e divulgar as atualizações sobre o evento, garantindo que todos os participantes estejam bem informados e preparados para uma cavalgada segura e organizada.