Durante a suspensão temporária das aulas nas redes públicas de ensino em virtude da pandemia causada pelo novo coronavirus (Covid-19) que ocasionou o isolamento social, as unidades escolares ficaram impedidas de realizar reuniões, fazer orientação pedagógica e formações dos profissionais.
Diante disse, a secretaria municipal de educação de Juara se viu obrigado a criar um novo mecanismo para atender os professores e gestores que estão trabalhando com os alunos de forma remota desde o mês de maio na rede municipal de ensino público.
A secretária municipal de educação, Fernanda Alves Ribas destacou que foram feitos com os gestores orientações pedagógicas. Já com os coordenadores passaram por um plano pedagógico complementar para esse momento de suspensão temporário das aulas com todas as orientações internas da escola seguindo o plano anual das escolas, pautado na Base Nacional Curricular (BNCC).
Nesta semana está sendo realizada uma formação de apoio sócio emocional para os todos os profissionais da educação na Plataforma Vives via internet. Antes, os profissionais passaram por uma formação via Centro de Formação Continuada de Professores do Vale do Arinos (CEFAPRO) através da Plataforma Tins utilizado pelo Estado, que tem uma forma diferenciada.
Como é um perfil diferenciado do município, e os pais já haviam optado pela forma de estudos via aplicativo via whatsapp, no qual os alunos contam historinha, professores mandam musicas educativas para os alunos, enfim fazem todas as atividades, a secretaria de educação decidiu não mexer nesse momento no cronograma de propostas já desenvolvidas e apenas está agregando essas demais plataformas e programas que a internet possibilita para fazer aperfeiçoar os profissionais e alunos.
Ouça aqui a entrevista da secretária municipal de educação, Fernanda Alves Ribas sobre o assunto: