Após a validação da Lei nº 3092 aprovado pela Câmara de vereadores e sancionada pelo Poder Executivo Municipal, a prefeitura do município passou fazer o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas do município, em especial da área urbana, ação que vem sendo feita desde o dia 08 de maio de 2023.
Os trabalhos são coordenador pelo servidor público, Amaurcio Cordeio que ocupa o cargo de diretor do Departamento Municipal de Transito (DIMUTRAN), órgão que ficou responsável por fazer o trabalho de recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas.
Dessa época em diante, o número de reclamação sobre essa questão diminuiu significativamente em Juara, isso porque, agora quem foi proprietário de animal e deixa-lo solto poderá ser autuado e pagará multas a partir da 2ª constatação, ou seja, se o animal dele foi pego solto em vias públicas seguidamente, sendo a que multa cobrada será baseada no valor atualizado da UPMF.
Amauricio Cordeiro explicou que existem 02 (duas) equipe, sendo uma a cavalo e outra motorizada fazendo o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas em Juara.
“As pessoas se conscientizaram ao longo desse período, e agora o número de reclamação é bem menor, e aos poucos acredito que as pessoas estão entendendo a importância do trabalho que vem sendo feito para evitar que isso se repita, e assim preservando a vida das pessoas que transito, tanto de carro como de bicicletas e pedestres”, afirmou o diretor do Dimutran.
Os animais recolhidos ficam em um terreno pertencente ao poder público, onde um zelador é responsável por todos os cuidados, e segundo Amauricio Cordeiro, gados que teria sido apreendidos já foram devolvidos a seu proprietário na forma legal, restando apenas aqueles que não apareceu seu dono.