Com uma extensa programação, o município de Juara, juntamente com a rede municipal de educação, o Conselho Tutelar, o Ministério Público e outras entidades, iniciou no dia 24 de maio deste ano, a Campanha conjunta de Erradicação ao trabalho infantil.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, o objetivo é informar população de Juara sobre a importância de evita o trabalho infantil fazendo informações e fortalecendo a proteção das crianças e adolescentes, e nesse sentido, a participação da comunidade é essencial para o sucesso dessas ações e para a construção de um futuro onde o trabalho infantil seja erradicado.
A abertura oficial da campanha foi feito no Centro de Eventos do CRAS, e nesta terça-feira, dia 03 de junho foram feitas divulgações nas redes sociais sobre a Campanha e o Disk Denúncias.
O dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e por isso está sendo feita uma série de atividades e eventos voltados para a conscientização e erradicação do trabalho infantil.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), segundo disse Jamilton Neri, Assistente social de Juara e coordenador das ações, o PETI é parte integrante da Política Nacional de Assistência Social e opera dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde as ações abrangem a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e a oferta de serviços socioeducativos para esses jovens, garantindo sua frequência escolar e inclusão em programas sociais.
A programação segue assim:
– 19/06: Palestra na Escola José Dias para professores, pais e alunos, seguida por uma mobilização comunitária na Praça dos Colonizadores.
– 20/06: Debate sobre o enfrentamento ao trabalho infantil no Centro de Eventos do CRAS, com a participação do Instituto João Bittar, especializado na formação de jovens aprendizes.
Como Funciona o PETI
Quando o trabalho infantil é identificado, a família é incluída no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e recebe acompanhamento dos profissionais do CRAS ou CREAS. As crianças e adolescentes são inseridos em serviços de convivência que visam afastá-los do trabalho precoce e proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.