Na manhã desta quinta-feira, dia 11 de abril de 2024, o comandante do 8º Comando Regional da Polícia Militar da região noroeste, tenente coronel Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa esteve reunido com o comando do 21º Batalhão da Polícia Militar de Juara, Órgãos de segurança Pública municipal e autoridades de governo municipal, onde fez um balanço das atividades realizadas nos últimos 03 anos em Juara e região.
O evento aconteceu no salão do tribunal de júri no edifício do fórum de Juara, e contou ainda com a presença dos representantes da área da saúde e promotoria Pública de Justiça.
Desde que assumiu o comando dessa região, que abrange toda a região noroeste e o Vale do Arinos, o tenente coronel Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa, faz anualmente visitas técnicas aos Batalhões, Núcleos e Pelotões para fazer prestação de contas e demonstrativo das ações da Polícia Militar na segurança pública da região, e ainda discute as prioridades futuras.
Com seu jeito simples e democrático, o tenente coronel Elvis fez uma apresentação de todo trabalho realizado e falou do enfrentamento dos problemas do baixo efetivo, mas que contudo isso tem conseguido através de seu efetivo conter os conflitos agrários, principalmente na região de maior criminalidade, como a região de Colniza, Conservan, Aripuanã e regiões adjacentes, onde crimes ambientais, homicídios, roubos, infrações e crimes diversas são cometidos com mais frequência.
Segundo o comandante, por essas regiões eu tem grande extensão maior do que muitos estados brasileiros não pode ficar sem policiamento.
Veja o demonstrativo:
Houve uma considerável redução nos índices de criminalidade em Juara em relação ao ano de 2022 com 2023.
Os roubos caíram de 08 para 05, uma redução de 37%, os homicídios de 13 para 07, 46% de redução. Já os furtos aumentaram em 10%, foram de 173 em 2022, para 190 em 2023.
Ações no trânsito:
Nos acidentes de trânsito em comparação com os outros municípios, Juara foi recordista disparada em 2023, ficando longe à frente de Juína e das demais cidades de todo o Noroeste.
Com 255 acidentes de trânsito em 2023, Juara teve quase a metade dos ocorridos em todos os demais municípios do Vale do Juruena e Vale do Arinos, que juntos somaram 520.
Juína, que tem uma população maior do que Juara, somou apenas 87 acidentes de trânsito, sendo que Novo Horizonte do Norte foi a cidade que teve o menor índice, com apenas 05 sinistros registrados.