Centro de Detenção Provisória de Juína promove torneio de Damas

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Juína (742 km de Cuiabá) promoveu, na manhã desta quarta-feira (23.12), um torneio de damas, com a participação de 10 reeducandos, sendo um representante por cela. A premiação consistiu na entrega de uma cesta natalina.

O projeto de jogos de tabuleiro surgiu como forma de incentivo a novas condutas e à prática do respeito no ambiente carcerário, além de buscar amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19. Há dois meses a iniciativa é realizada, com as modalidades de Damas e Dominó.

Os jogos possibilitam que eles exercitem a mente, por meio de jogadas que exigem o raciocínio, a concentração e a estratégia, além de estimular o bom convívio e a ressocialização. A criatividade, o respeito às regras e desenvolvimento de atividades motoras psíquicas são outros resultados positivos apontados.

A educadora física do CDP, Rosana Moreira Magalhães, ressalta a importância da inserção de projetos como esse para os reeducandos. “Com isso, além do trabalho lúdico que esse tipo de jogo desenvolve, o indivíduo pode adquirir novas informações e desenvolver novas habilidades durante o decorrer de toda sua vida”.

Assim, as práticas de atividades de lazer buscam o prazer dessas pessoas privadas de liberdade, amenizando a vida na prisão. “Esse projeto contemplará todos os recuperandos da unidade e será ofertado por tempo indeterminado, tendo em vista que foi idealizado para inclusão no cronograma diário da unidade prisional”, pontuou Rosana Magalhães.

Fonte: Juina news

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.