Confira o resumo das ações parlamentares apresentadas pelos vereadores de Juara após a 24º Sessão Ordinária de 2023

Assessoria da Câmara de Juara

Aconteceu na última segunda-feira, dia 18 de setembro de 2023, no plenário das deliberações Daury Riva (Câmara Municipal) a 24º (Vigésima Quarta) sessão Ordinária do ano, e após o encerramento da mesma os vereadores de Juara concederam entrevista para a Radio Tucunaré, para fazer um balanço das ações parlamentares.

A presidente da casa de leis, vereadora Sandy de Paula, convidou a população para participar da sessão itinerante que realizou-se na última terça-feira (19), na comunidade Aguas Claras “Mais uma vez, estamos cumprindo o nosso compromisso de levar a câmara para mais perto do cidadão e, desta vez, nós estaremos na Águas Claras a partir das 18 horas, neste dia 19 de setembro. E você, morador de Águas Claras, é nosso convidado para estar ali prestigiando, participando da nossa segunda sessão itinerante. Estamos reafirmando o nosso compromisso de aproximar a Câmara Municipal de Juara dos Cidadãos. A nossa sessão iniciará às 18 horas, neste dia 19 de setembro. E você, morador do Distrito de Águas Claras, é o nosso convidado especial para estar presente, para estar ouvindo as nossas pautas e também para trazer as pautas de vocês para nós apresentarmos ao Poder Executivo. Esse é um momento muito importante de diálogo e interação entre o Poder Legislativo e a Câmara Municipal. E os cidadãos da Águas Claras. Então, a gente conta com a presença de todos vocês. Quero agradecer diante Mão Cuna, que está nos ajudando na organização dessa sessão itinerante e de toda a associação AMPLAC também. Muito obrigada e nos vemos logo mais às 18 horas no barracão da Igreja Católica.” Finalizou a vereadora Sandy.

Já o vereador Luciano Olivetto, parabenizou o secretario de desenvolvimento econômico João Batista “O secretário de desenvolvimento econômico, que em parceria com o servidor Rafael, com a secretária de assistência social Cristina, fizeram um excelente festival de pesca em Juara. O evento está sendo elogiado pela população, pela sua organização, sem falar que levou muita cultura e também diversão para a população de Juara. E a gente fica muito feliz com essa retomada da agenda de eventos em Juara, João. Parabéns! Só quem organizou o festival de pesca sabe o tanto que é difícil e você fez um espetáculo para a população de Juara. Quero, nessa oportunidade, também cobrar do secretário João, como que está o andamento da situação da lei Paulo Gustavo em Juara, uma vez que o governo federal, agora em 2023, destinou R$ 310 mil para o município de Juara para promover ações junto aos nossos cantores. Nossos artesãos, projetos culturais de Juara como projeto de capoeira e esses recursos precisam chegar na ponta. Outros municípios aí nas redondezas já estão bem avançados nas discussões, elaboração de digital, abertura de crédito especial e Juara nós precisamos fazer porque é uma indagação do setor cultural desse município.”

A vereadora Monica Costa, Mônica Costa, falou sobre uma indicação da construção de poços artesianos em algumas localidades rurais de Juara. “Hoje eu fiz uma indicação referente a três poços artesianos, desde um tempinho que eu venho cobrando o presidente, o secretário da MetaMAT, e agora nessa última viagem em Cuiabá junto com o nosso prefeito Carlos Sirena, e a vereadora Marta Dalpiaz, a gente ali fez um compromisso, né, o secretário junto com nós aqui representantes do poder legislativo e executivo, para estar agraciando aí nós com três poços artesianos. Um ali para a aldeia Tatuí, um para a Escola Monte Azul e o outro ali para a região da Porta do Céu. Então a gente vai estar correndo atrás para viabilizar o quanto antes que esses poços artesianos realmente perfurado, trazendo aí para a nossa comunidade a água, né, porque água é vida”

O vereador Zé Galvão também aproveitou para falar sobre o festival de pesca realizado no último final de semana “O evento deixa de legado a organização, principalmente a organização da pessoa do João Rissotti, da prefeitura municipal, dos seus colaboradores. E para Juara um evento dessa magnitude, é um evento importante pelo tanto de pessoas que vêm de outra cidade para conhecer o nosso município. Então isso, para nós, Juarense, eu acredito que é muito importante, principalmente, volto a frisar de novo, a organização”

Por sua vez a vereadora Marta Dalpiaz falou sobre a obra de reforma da Escola Estadual Oscar Soares que está paralisada. “Na verdade a obra de reforma da escola foi paralisada porque o estado rompeu contrato com a empresa que estava tocando já que não havia evolução na obra.  Em uma reunião anterior que eu estive em Cuiabá juntamente com o prefeito municipal a ideia era o município licitar a reforma por aqui que seria muito mais fácil, mas o alto custo na adequação do projeto fez o município recuar. E aí nós fomos a Cuiabá na semana passada e levamos essa questão para o vice-governador Otaviano Piveta e propusemos a possibilidade da Escola Oscar Soares, ocupar o prédio da escola técnica assim que ele ficar pronto. E o vice-governador nos disse que a vontade da comunidade deve prevalecer e assim vai ser feito. Nós sabemos que o prédio da Escola Técnica, ele deverá ficar pronto em maio, junho do ano que vem. Então, é importante que a gente tenha ali um mínimo de qualidade para a gente continuar ocupando o prédio antigo da escola. E aí, na SEDUC, que eu recebi informação que o diretor pode pedir uma verba emergencial para fazer um socorro ali para que a gente possa terminar esse ano letivo e dar início no ano que vem até que a gente vá ser transferido para a Escola Técnica, para o prédio lá próximo a Unemat. Nós sabemos que depois vão surgir os problemas como a distância, o transporte, mas isso é um desafio para quando a gente estiver ocupando o novo prédio. E eu gostaria de aproveitar o momento, já que a gente está falando da Oscar Soares, e dizer que, 18 de setembro de 2023, a escola completa 49 anos de existência. E eu gostaria muito que nos 50 anos da escola a gente tivesse um ambiente de qualidade para os nossos alunos, por isso é tão importante aí o empenho do prefeito municipal para que isso aconteça. E o prefeito Carlos, apesar da escola ser uma escola pública, e estadual, ele tem trabalhado junto ao governo do estado para a gente dar uma solução diante aí da paralisação da obra de reforma da escola”

Já o vereador Eraldo Markito, solicitou que a concessionária responsável pelas obras que estão acontecendo nas ruas do Bairro Alvorada, realize um tampa buraco, de qualidade naquela localidade, uma vez que o asfalto daquele bairro tem poucos anos concluído, e agora os buracos estão causando transtorno aos moradores.

Fonte: Radio tucunaré e Acesse Noticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.