Criminosos levam peças de colheitadeira de alto valor durante invasão a propriedade rural de Porto dos Gaúchos

O furto de peças de uma colheitadeira mobilizou o setor agrícola na madrugada deste sábado (26), em uma fazenda localizada em Porto dos Gaúchos. O crime ocorreu durante o período de colheita de milho e causou prejuízos ao produtor, além de interromper temporariamente as atividades da propriedade.

De acordo com Giovani Reginato, sócio-proprietário da Fazenda São Jorge, os funcionários encontraram a máquina danificada ao chegarem para iniciar o trabalho pela manhã. As máquinas haviam permanecido no local da colheita durante a noite, prática comum durante o período de safra.

“Nessa madrugada do dia 26 de julho de 2026 sofremos um furto aqui na fazenda. Nós estamos colhendo milho às margens da rodovia e as máquinas sempre permanecem no local da colheita à noite. Quando os funcionários chegaram, já se depararam com o furto”, relatou Geovane Reginatto sócio-proprietário da Fazenda São João Municipio de Porto dos Gaúchos.

Diversas peças foram levadas

Segundo o produtor, os criminosos retiraram componentes importantes da colheitadeira, o que compromete o funcionamento do equipamento e pode atrasar os trabalhos no campo.

Entre os itens furtados estão duas caixas de redução do acionamento da plataforma, uma bomba da PTO do sistema hidráulico, um pistão duplo da direção, um pistão do tubo de descarga e uma ferramenta pneumática.

A retirada das peças demonstra, segundo o produtor, que os responsáveis tinham conhecimento sobre o funcionamento da máquina, já que os componentes exigem tempo e técnica para serem removidos.

Proprietário busca informações

Após constatar o crime, o proprietário passou a buscar informações que possam auxiliar na identificação dos responsáveis. Segundo Giovani Reginato, existe a suspeita de que um veículo tenha circulado nas proximidades da fazenda durante a madrugada, mas até o momento não há confirmação de qualquer envolvimento.

“Provavelmente a gente está suspeitando de um veículo que foi visto rodando pela região. Ainda não temos uma informação concreta.”

Para incentivar denúncias, o produtor informou que está oferecendo recompensa a quem fornecer informações que contribuam para a identificação dos autores ou para a recuperação das peças furtadas.

A Polícia deverá investigar o caso e a equipe da Patrulha Rural Georreferenciada já está trabalhando para identificar e localizar os responsáveis pelo crime.

Qualquer informação que possa contribuir com as investigações pode ser repassada à Polícia Judiciária Civil, pelo telefone 197, ou à Polícia Militar, por meio do 190.

As autoridades garantem que todas as informações serão tratadas com o mais absoluto sigilo, preservando a identidade do denunciante.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de colheitadeira

Pode ser uma imagem de colheitadeira

Pode ser uma imagem de colheitadeira

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.