Donald Trump é Condenado em 34 Acusações Criminais, Especialistas Preveem Prisão Domiciliar

Foto: Gage Skidmore

Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos condenado num julgamento penal nesta quinta-feira, 30. O grande júri em Nova York o considerou culpado em todas as 34 acusações de falsificação grave de registros comerciais, cada uma das quais pode resultar em uma multa de 5 mil dólares e até quatro anos de prisão.

Em reação à decisão do júri, Trump classificou o processo como “manipulado” e afirmou que “o veredito real vai ser em 5 de novembro, pelo povo”. Após a proclamação da sentença, a defesa tem 30 dias para apelar, o que é provável que aconteça, atrasando um possível encarceramento.

Apesar da condenação, muitos especialistas lembram que isso não significa necessariamente que Trump passará seus últimos anos atrás das grades. É provável que todas as penas sejam cumpridas simultaneamente, resultando em uma sentença de apenas quatro anos de prisão. Considerando os 77 anos de Trump, seu status público e a ausência de antecedentes criminais, a defesa tem argumentos a seu favor.

Uma análise da NBC News de “milhares de casos” semelhantes ao de Trump revelou que poucos réus acabaram presos: apenas um em cada dez, geralmente quando havia outros crimes envolvidos. Dan Horwitz, advogado de defesa, disse à CBS News que o mais provável é uma sentença de prisão domiciliar para Trump. O juiz Juan Merchan poderia optar por penas alternativas, como períodos curtos de prisão ou liberdade condicional.

Os 34 processos estavam relacionados ao reembolso de 130 mil dólares que, em 2016, o então advogado de Trump, Michael Cohen, pagou à atriz pornô Stormy Daniels para que ela permanecesse em silêncio sobre uma relação sexual ocorrida dez anos antes.

O pronunciamento da sentença está marcado para 11 de julho às 10h (11h em Brasília), quatro dias antes da convenção em que o Partido Republicano deverá proclamar seu candidato oficial à presidência. Os advogados de defesa têm até 13 de junho para apresentar moções, e os promotores têm 14 dias para responder. O juiz Merchan também exigiu uma avaliação judicial, que pode envolver uma entrevista entre Trump e um oficial de Justiça de Nova York.

 

Fonte: Rádio Tucunaré com informações da NBC News

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.