Durante as montarias da festa Exporural, na noite desse dia 21, realizada neste final de semana em Juara, o jovem Luiz Paulo Morimã, peão de rodeio, sofreu um grave acidente ao ser pisoteado por um touro. Ele participava da competição de montarias em touros, quando caiu antes mesmo de completar os oito segundos regulamentares e foi atingido no rosto pelo animal, causando sérios hematomas e fraturas.
Segundo informações extraoficiais, devido à gravidade das lesões, Luiz Paulo deverá ser transferido para um hospital de maior complexidade na capital do Estado.
O hospital municipal de Juara não divulgou detalhes sobre o estado de saúde do paciente, respeitando o direito da família sobre o compartilhamento de informações. No entanto, uma fonte confiável, que prefere não ser identificada, informou à reportagem da Rádio Tucunaré, nesse domingo, 22, que o quadro de saúde do jovem é estável, fato que ocorreu após ter recebido atendimento médico de emergência.
De acordo com a mesma fonte, Luiz Paulo sofreu múltiplas fraturas na região do nariz e da boca, com a fratura de praticamente todos os ossos da face.
O impacto do pisoteio fez com que ele aspirasse sangue, resultando em um quadro de hipóxia, ou seja, falta de oxigênio no corpo. Apesar da gravidade, a equipe médica conseguiu estabilizá-lo a tempo, realizando procedimentos de intubação.
Ainda segundo a fonte, o maior risco no momento envolve complicações respiratórias, decorrentes da aspiração de sangue, e a correção das fraturas faciais, que pode exigir mais de um procedimento cirúrgico. No entanto, não foram detectadas lesões neurológicas ou em órgãos vitais, o que é um ponto positivo para a recuperação de Luiz Paulo.
O jovem será observado nas próximas horas e, tão logo seja viável, será transferido para a capital, onde passará por cirurgias para corrigir as fraturas.
A comunidade local aguarda com apreensão pela recuperação do peão, conhecido por sua dedicação