Indea de Juara vai fiscalizar propriedades rurais e orienta produtores sobre maus tratos a animais

O Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) de Juara inicia uma campanha de fiscalização através da Lei 1.0486 /2016 que se refere a maus tratos de animais nas propriedades rurais, bem como a alimentação, água de qualidade para os animais para evitar a subnutrição dos animais, fato que pode até mesmo causar sua morte.

A informação foi repassada a Rádio Tucunaré pelo médico veterinário do Indea de Juara, Francisco Valtenio Sales, popular Chiquinho, onde ele explica que a fiscalização se faz necessário para evitar que os animais fiquem vulnerável e venha a ter doença infecciosa devido a baixa imunidade.

“A gente tem orientado os produtores sobre a questão dos maus tratos, embora sabemos das dificuldades enfrentadas nessa época do ano, e sobre tudo, com a baixa no preço da arroba do boi e a falta de comprador do gado magro, que acabam lotando as pequenas propriedades, mas a lei precisa ser cumprida”, frisou Chiquinho do Indea.

A orientação do Indea sobre a fiscalização nesse sentido é para que os produtores de gado se adequem a esse período e adquiria suplemento necessário para tratar de seus animais.

No Indea de Juara, segundo o médico veterinário do Indea Chiquinho existem várias denuncias nesse sentido, e caso seja constatado, além de multas com alto valores, o produtor que cometer esse ato poderá ser preso, uma vez que configura crime no Brasil maltratar animal de qualquer espécie.

Nos anos anteriores, segundo Chiquinho, já houve atuação de produtores por maus tratos a animais e o caso foi levado ao conhecimento do Ministério Público, e por isso a orientação é para que todos os produtores fiquem atentos nesse sentido.

Fonte: Radio Tucunare/acessenoticias/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.