INDEA faz fiscalização sobre vendas de mudas duvidosas em Juara

Com a finalidade de impedir que mudas de plantas ou frutas, ou até mesmo de flores de procedência duvidosa sejam vendidas por desconhecidos em Juara, o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Juara realiza ação da fiscalização no município, em especial na zona urbana, fiscalização esta que vem sendo feita desde o ano de 2010.

A venda desses produtos nas ruas e avenidas sem a devida procedência, vindo de outros estados em caminhões, caminhonetes e carros de passeio é expressamente proibida, por causa dos riscos que elas oferecem, segundo informou o engenheiro agrônomo, Lucas Sebrian do Indea de Juara.

Isso, porque de acordo com o engenheiro agrônomo, esses produtos podem disseminar pragas que não existem em nossa cidade ou região, causando perdas na produção agrícola e prejuízos econômicos aos produtores rurais, uma vez que a venda desses produtos é permitida em locais que são registrados e que foram inspecionados pelo INDEA, bem como os viveiros que trabalham dentro da legalidade.

Em todo Estado de Mato Grosso, somente no primeiro semestre deste ano de 2023, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) apreendeu 1.978 mudas que estavam sendo transportadas para a venda, sem a devida procedência, e 4.686 mudas ilegais foram destruídas.

As ações fiscalizatórias são feitas exatamente para evitar doenças animais, e o surgimento de doenças vegetais

Quaisquer denúncias de suspeita de irregularidade nesse sentido podem ser feitas diretamente na unidade do Indea/MT e local pelo telefone: (66) 3556-1475.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.