A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Juara seguirá o cronograma de vacinação contra raiva animal percorrendo diversas propriedades rurais.
A ação de imunização de cães e gatos contra raiva teve início no mês de junho pela zona rural, onde foram percorridos diversas localidades da região de Itapaiuna, Rio Machado, Comunidade do Tatú, Verdão da Serra, Madeiranite, Rio dos Peixes entre outras.
Também já foram feitos na Fazenda do Jhonas Dante, e no assentamento P.A Vale do Arinos, Linha 1, Linha 2 e Linha 5.
Em entrevista a Rádio Tucunaré e Portal acessenoticias, o médico veterinário João Vitor da Cruz, responsável pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), falou sobre os trabalhos que vem fluindo bem e tendo colaboração da população.
Ele explicou que, embora a UVZ seja um ponto fixo de vacinação ao longo do ano, a campanha segue um cronograma especial para ampliar o alcance da imunização, onde a iniciativa tem como objetivo principal imunizar cães e gatos contra a raiva, garantindo a saúde pública e o bem-estar animal no município.
A raiva é uma zoonose viral que afeta o sistema nervoso de mamíferos e pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas ou arranhões. O controle da doença depende diretamente de campanhas de vacinação como a realizada em Juara.