Em Juara, Mato Grosso, a Unidade dos Escritórios Verdes está auxiliando pecuaristas a regularizarem suas propriedades e superarem bloqueios ambientais, permitindo que 106 produtores voltem ao mercado em apenas três meses.
Em Juara, Mato Grosso, a unidade dos Escritórios Verdes voltou a operar e já trouxe resultados expressivos para a regularização ambiental de propriedades rurais. Em apenas três meses, 106 pecuaristas que estavam bloqueados para comercializar gado conseguiram regularizar sua situação e voltar ao mercado. A analista de sustentabilidade Camila Fernandes explicou como a equipe tem resolvido casos complexos, incluindo os chamados “falsos PRODES”, onde áreas de pastagem são erroneamente identificadas como desmatamento pelos sistemas de satélite.
Segundo Camila, o trabalho da Unidade dos Escritórios Verdes envolve a análise detalhada de imagens de satélite e a elaboração de laudos técnicos que comprovam a situação real das áreas de pastagem. “Recentemente, ajudamos uma pecuarista que estava com um bloqueio comercial devido a um falso PRODES. Após a análise, conseguimos liberar sua propriedade em apenas duas semanas”, explicou.
Esses laudos, elaborados por técnicos habilitados, não só resolvem questões de bloqueios comerciais, mas também podem ser utilizados para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto à Secretaria de Meio Ambiente e até mesmo em processos bancários.
A reabertura da Unidade dos Escritórios Verdes em Juara é um marco importante para a região, atendendo também as cidades vizinhas como Juína, Juruena e Cotriguaçu. A ação rápida e eficaz do escritório é um alívio para os pecuaristas, que agora podem continuar suas atividades com segurança jurídica e ambiental.