Pescadores de Juara e região estão otimistas com o retorno das atividades para este ano

Como é sabido por todos, o período proibitivo da pesca em todos os rios de Mato Grosso terminou na segunda-feira do dia 31 de janeiro de 2022, ficando assim permitida a pesca nos rios estaduais, dentro dos limites legais de retirada de peixes e transporte de pescado.

O defeso da piracema tem o objetivo de proteger os peixes em período reprodutivo das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins que banham o Estado, para manter o estoque pesqueiro.

Os pescadores de Juara já fizeram primeira comercialização de peixe do rio neste final de semana, dia 06 de fevereiro de 2022, assim com os demais dos municípios do Vale do Arinos que compõem a Colonia Z16 que coordena essa região.

Bento Bezerra, coordenador da Colonia Z16 nesta região explicou que os peixes mais predominantes nessa época do rio cheio é Cachara, Pintado e Mandi Angola.

A espécie Matrinchã, trairão, Pacú e outros estão mais escassos e deverão surgir somente a partir do mês de março. Contudo, as expectativas são das melhores para esse ano, conforme ressaltou o coordenador.

Algumas medidas precisam ser seguidas pelos pescadores, como por exemplo, transportar, armazenar, beneficiar, industrializar ou comercializar pescados ou produtos originados da pesca sem comprovante de origem ou autorização do órgão competente, o que pode gerar uma multa prevista em lei.

O ato gera enquadramento e a pessoa responde um processo criminal.

A “cota” de peixes para um pescador profissional é de 125 quilos, e para um pescador amador com a carteirinha é de 5 quilos. É crime transportar peixes acima destas quantidades.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado.

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.