Violência contra a mulher: Juara intensifica ações do Agosto Lilás e celebra 20 anos da Lei Maria da Penha

Em comemoração aos 20 anos da Lei Maria da Penha em Mato Grosso, a campanha Agosto Lilás teve início em Juara com uma série de palestras voltadas aos servidores da Prefeitura Municipal. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), reforça as ações de conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A programação começou com palestras destinadas às servidoras da Prefeitura e também às profissionais do Hospital Municipal. Durante o mês, as atividades serão ampliadas com visitas à Aldeia Tatuí, além de ações educativas em comércios, farmácias e outros espaços públicos, levando informações sobre prevenção, direitos das mulheres e formas de denunciar casos de violência.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o trabalho de orientação é realizado durante todo o ano pelo CREAS, mas recebe reforço especial em agosto, mês dedicado à campanha nacional Agosto Lilás. A secretária Cristina Mota destacou que a violência doméstica pode atingir mulheres de todas as classes sociais, tornando fundamental a disseminação de informações para toda a comunidade.

Criada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha completa 20 anos em 2026 e segue como o principal instrumento de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Brasil.

Canais de denúncia:

Quem sofre ou testemunha violência doméstica pode buscar ajuda pelos seguintes canais:

  • Disque 180 — Central de Atendimento à Mulher
  • CREAS: (66) 9 9991-8772
  • Patrulha Maria da Penha – Juara: (66) 9 9910-1589
  • Polícia Militar: 190

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.