Zelensky Acusa Lula de Aliança com Putin e Exige Posicionamento Mais Firme do Brasil

Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência de República

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou o presidente brasileiro, Lula (PT), de formar uma “aliança com o agressor”, referindo-se ao presidente russo, Vladimir Putin.

Zelensky tem pressionado publicamente Lula por um posicionamento claro desde que o petista assumiu o governo. O Itamaraty tem adotado uma postura de “solução pelo diálogo”, o que tem irritado o líder ucraniano. “O Brasil deve estar do nosso lado e dar um ultimato ao agressor, por que temos de voltar a repetir estas coisas?”, declarou Zelensky ao jornal O Globo.

Em uma reunião com jornalistas da América Latina em Kiev, Zelensky questionou os motivos de Lula não condenar Putin com mais veemência, mencionando que, em tempos de guerra, os valores como a vida, a família e as crianças pesam mais do que questões econômicas e comerciais com a Rússia. “A economia é importante até que chega uma guerra, e quando a guerra chega os valores mudam”, afirmou.

Os dois líderes se encontraram pessoalmente em Nova York, em novembro de 2023, mas não chegaram a um consenso. Zelensky reiterou seu pedido por um posicionamento mais firme do governo brasileiro, enquanto Lula manteve a defesa de uma “saída pacífica”.

Lula tem se pronunciado pouco sobre o assunto, mantendo uma abordagem de duas vias. Ao falar sobre a guerra, ele condena a invasão russa e destaca que o governo brasileiro busca a paz, mas não tem procurado intervir diretamente.

Fonte: Rádio Tucunaré com informações do site UOL

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.