A Secretaria de Assistência Social de Juara está auxiliando pessoas à requerer o BPC, que é um benefício da Assistência Social. Isso significa que o BPC é um direito dos cidadãos brasileiros, que atendem aos critérios da lei e que dele necessitam. O valor do BPC é de um salário mínimo, pago por mês às pessoas idosas e/ou com deficiência que não podem garantir a sua sobrevivência, por conta própria ou com o apoio da família.
A Secretária Cida Félix, nos diz que o trabalho da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Juara é feito através do BUSCA ATIVA – uma estratégia para fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias. Um desses benefícios, é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Hoje, no Município de Juara, mais de 200 pessoas são atendidas com esse benefício, e você poderá também ser atendido!
Quem pode receber o BPC?
Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não estão inseridas no mercado trabalho e não apresentam uma renda fixa.
A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
Como saber se você tem direito ao BPC?
Idosos – Você precisa comprovar que tem 65 anos ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário e que a renda da sua família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.
Pessoas com deficiência – Você deve comprovar que a renda da sua família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa e que não recebe nenhum benefício previdenciário. Deve comprovar, também, a sua deficiência e o nível de incapacidade por meio de avaliação do Serviço de Perícia Médica do INSS.
O BUSCA ATIVA, é uma das estratégias utilizadas pelas equipes de referência do CRAS com a finalidade vincular as famílias que atendam aos critérios de elegibilidade ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Informe-se no CRAS: O cidadão pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Juara para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.