Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp/MT) realizaram a entrega do “Diagnóstico do Crime Organizado de Base Prisional em Mato Grosso”, em solenidade realizada nesta quarta-feira – 19 de junho – na 13a Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá/MT.
O documento é resultado de um esforço conjunto de unidades de Inteligência e outros órgãos associados à temática do crime organizado, federais e estaduais, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério Público, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.
Foram analisados aspectos de segurança pública do estado, atuação das organizações criminosas, estrutura e peculiaridades do sistema prisional e dinâmica do narcotráfico na região de fronteira com a Bolívia. Além disso, foram apresentadas as ações de enfrentamento ao crime organizado implementadas no estado.
O diagnóstico busca prover consciência situacional e visão sistêmica da atuação de organizações criminosas no estado de Mato Grosso para autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. O objetivo é apoiar processos de elaboração e implementação de políticas públicas e de ações que visem à proteção da sociedade.
O diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Corrêa, afirmou que a Agência, como órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), não tem o objetivo de ser protagonista, mas de atuar como facilitadora num ambiente democrático de cooperação “para que todos produzam e o conhecimento chegue tempestivamente”.
O secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso o coronel da Polícia Militar César Roveri, destacou a relevância da iniciativa conjunta. “Precisamos de uma estratégia urgente para fazer esse enfrentamento”, afirmou.
O comandante da 13a Brigada de Infantaria Motorizada, general Kurt Everton Werberich, completou: “a integração gerencial, operacional e tática também precisam de integração de Inteligência. Sabemos o valor da informação”.
Também estavam presentes na solenidade o secretario-adjunto de Inteligência da SESP-MT, Valter Furtado Filho; a diretora de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Nádia Zilloti; o diretor-adjunto da ABIN, Marco Cepik; o superintendente da ABIN em Mato Grosso, Felipe Midon; entre outras autoridades.
A integração entre os órgãos busca fortalecer o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).