Incêndio destrói empresa de reciclagem na cidade de Porto dos Gaúchos

Imagem retirada das redes sociais. Desconhecemos a autoria da foto.

A equipe de jornalismo da Rádio Tucunaré entrevistou o Engenheiro Agrônomo Igor Murilo da Empaer de Juara para discutir o comportamento das chuvas na região desde dezembro até a presente data. Igor destacou a influência do super El Niño nesse período, que causou significativa interferência nas condições climáticas da nossa região, interferindo inclusive a produção agropecuária.

Durante o segundo semestre de 2023 até o início do primeiro semestre de 2024, observou-se uma redução significativa nas chuvas, especialmente em dezembro, com uma queda de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro, apesar da avaliação de meteorologistas sobre uma possível influência de La Niña, ainda houve uma redução de 30% na quantidade de chuva em comparação com o ano anterior.

Considerando o acumulado desde julho do ano passado até janeiro deste ano, a estação pluviométrica da ANA localizada na EMPAER-MT de Juara registrou 733 milímetros de chuva, refletindo uma queda de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Quanto ao impacto na agricultura, Igor Murilo observou que devido as chuvas apresentarem-se má distribuídas e com baixos acumulados, principalmente, nos meses de setembro, outubro e primeira quinzena de novembro, muitas regiões em nosso município e até mesmo do Mato Grosso sofreram por escassez hídrica na semeadura e durante o terço inicial do desenvolvimento da soja e outros cereais, fato que comprometeu significativamente o estabelecimento da cultura e a produção, sendo em muitos casos os agricultores obrigados a realizar a ressemeadura.

Fonte: Fonte: Rádio Tucunaré/Acesse Notícias/Fernando José.

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.