Produtor Rural do P.A Vale do Arinos já colheu mais de 500 kg de café e diz que aumentará o plantio

Registros históricos mostra que aproximadamente há 575 D.C, depois de Cristo em Lêmen, na atual Sudoeste da Ásia foi a primeira região a receber as sementes de café, onde seus habitantes faziam infusão com o café e cerejas fervidas em água, geralmente, para fins medicinais.

Atualmente no Brasil, de acordo com o Portal Embrapa, a produção mundial de café está estimada em 171,3 milhões de sacas de 60kg para safra 2022-2023.

Em Juara, o produtor Rural da região do assentamento, Nicanor Mariano que tem propriedade no Assentamento P.A Vale do Arinos, na Linha V explica que trabalhou há vários anos com gado leiteiro, mas atualmente está lidando com a criação do gado bovino branco, criação de aves, galinha e produção de ovos caipira.

O produtor disse que uma de suas fontes de renda tem sido o café, onde plantou um total de 600 mudas que hoje já está produzindo, e desde plantou já vendeu mais de 500 kg do produto que lhe rendeu 10 sacas do café.

Com um torrador grande e moinho elétrico, Nicanor disse que embala o produto e vende nos comércios de Juara, e aposta que a produção vai aumentar ainda mais, e prende crescer e aprimorar seus investimentos, uma vez que tem recebido apoio da secretaria municipal de agricultura de Juara e assistência dos técnicos da Empaer.

Ainda em entrevista a Rádio Tucunaré e acessenoticias, o produtor destacou a importância dos cursos de qualificação profissional na área agrícola e o conhecimento das novas tecnologias, que segundo ele tem ajudado muito na produção.

Outra novidade que já está gerando renda para Nicar Mariano é a criação de abelha. Ele disse que é apicultor, e que concluiu vários cursos profissionalizantes nessa área, o que tem ajudado muito na sua produção.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.